OFICINA DE NATAL

 

 

No dia 30 de Novembro, a turma F do 5ºano, na aula de Formação Cívica, organizou uma Oficina de Natal, onde pintaram sabonetes e fizeram cartões de Boas Festas.

Os sabonetes serão vendidos à Comunidade Escolar e o produto dessa venda servirá para minimizar os custos de cada aluno com a ida ao Cinema e visita ao Shoping, que terá lugar a 5 de Dezembro.

Relativamente aos postais, muito coloridos e decorados, destinam-se a amigos, colegas e familiares e traduzem o carinho com que todos os alunos querem desejar um Feliz Natal às pessoas que mais amam.

 

Na aula anterior de Formação Cívica, foi elaborado um resumo dos principais usos e costumes de cada aluno e respectiva família, na comemoração desta data festiva.

 

 

Usos e Costumes do “nosso” Natal

 

Na ceia de Natal costumamos comer batatas cozidas com bacalhau como

prato principal e na sobremesa comemos aletria, mexidos, sonhos, filhós, rabanadas e bolo-rei.

Normalmente as pessoas costumam pôr dentro de casa um presépio com musgo natural, ou então um pinheiro natural ou artificial.

Também se costuma pôr luzes nas casas para ficar tudo mais bonito.

Adriano (nº1)

 

Na minha casa costumamos enfeitar a casa por dentro com fitinhas. Também fazemos o presépio com os Reis Magos, a vaca o burro, o menino Jesus e os seus pais.

Decoramos também o pinheiro com fitinhas, bolinhas, uma estrela e um anjo. Depois à volta do pinheiro colocamos os presentes.

Ana Cláudia (nº2)

 

 

Antes umas semanas do Natal eu e a minha irmã decoramos o pinheiro e fazemos o presépio. Na véspera do dia 24 a minha prima e a minha madrinha vêem ajudar a minha mãe a fazer as doçarias.

Na noite do dia 24 juntámo-nos em família e comemos bacalhau com hortaliças e depois as doçarias.

À meia-noite abrimos os presentes.

Andreia Sofia (nº4)                                   

 

Na minha casa é costume fazer a montagem do presépio,

comermos batatas cozidas, bacalhau e peru e os doces

tradicionais: bolo-rei, aletria, mexidos, rabanadas e tartes.

Brígida (nº5)

 

No Natal a minha família junta-se toda e comemos roupa velha.

Bruna (nº6)

 

No Natal a tradição da minha família é comer: batatas, bacalhau, hortaliça e polvo, peru…avelãs, nozes, pinhões e os doces da época.

Também iluminamos a casa e fazemos troca de presentes.

Catarina (nº7)

 

No Natal costumo iluminar a minha casa. Coloco luzes no meu quarto e ilumino o meu pinheirinho onde coloco muitos enfeites e coloco o sapato pendurado. Costumo receber muitos presentes, mas só os abro a partir da meia-noite.

Cláudio (nº8)

 

 

 

No Natal eu e a minha família montamos o pinheiro com fitas, bolas, alguns sinos, caixinhas enfeitadas…por baixo do pinheiro fazemos o presépio.

Uns dias antes compramos sempre prendas para a família. Na manhã de Natal os meus pais colocam as prendas embrulhadas e bem enfeitadas junto do presépio. Estas prendas serão abertas depois da ceia por volta da meia-noite.

Eu, o meu irmão, primos e primas estamos sempre ansiosos por abrir as prendas, mas o mais importante não são as prendas, é estarmos todos juntos em família, isso é mesmo o mais importante do Natal.

Cristiana Patrícia (nº9)

 

A tradição de Natal, na minha família é juntarmo-nos todos,

 comermos bacalhau, aletria, peru, bolos e mexidos.

Fátima (nº10)

 

 

No Natal, um ano ceio com uns avós, outro com os outros. Comemos batata cozida, couves, bacalhau e polvo. No final de jantar eu e os meus primos ficamos a ouvir música e a jogar damas. Os meus tios costumam jogar ás cartas e ver televisão.

O meu pinheiro é artificial e está cheio de luzinhas, bolinhas, Pais Natal, fitas, etc… Eu e o meu irmão montamos o presépio inteiro, pomos o musgo, o menino Jesus, os Reis Magos, o burro, a vaquinha, etc… Também costumo pôr lâmpadas num cedro que tenho no jardim.

Pedro (nº11)

 

Eu na véspera de Natal costumo ajudar a minha mãe a fazer os doces tradicionais: rabanadas, aletria, sonhos…

Como já temos o presépio montado, pois costumamos fazer isso no dia 8 de Dezembro, eu e a minha irmã não saímos do ao pé dele, a minha irmã costuma tirar os bonecos e brincar com eles, por vezes até os parte…

Nessa tarde estamos sempre muito agitados, por pensar nas prendas que estão a chegar…

Costumamos comer um ano em casa de cada avó e este ano vou cear a casa da avó Maria. Do que eu mais gosto de comer é a parte grossa do bacalhau e a sobremesa desde o pão de ló ao bolo-rei e à aletria.

Depois da ceia vamos para casa da outra avó onde encontramos os primos e onde ficamos muito contentes quando abrimos as prendas.

José Daniel (nº12)

 

 

No Natal monto o pinheiro, que é artificial e o presépio.

Comemos bacalhau, batatas e couves e à sobremesa aletria, mexidos, rabanadas, bolo-rei e pão-de-ló.

Juliana (nº14)

 

 

 

Nesta época existe um ambiente de magia onde todas as pessoas vivem esse dia com muita alegria e amor.

No dia 24, dia de Consoada, um ano jantamos nos meus avós paternos e no ano seguinte nos avós maternos, e eu concordo com essa atitude dos meus queridos pais, pois assim todos ficam contentes.

Nesse dia costumamos jantar peru, bacalhau  e penca, formigos, rabanadas, “filhoses”, aletria, bolo-rei, chocolates e pão de ló.

Essa noite é muito divertida pois estou com todos os meus primos e primas e brincamos muito, mas para ser sincera o que mais adoro nessa noite é ver o pinheiro de Natal rodeado de prendas …

Passado um bocado vejo o alegre Pai Natal a entrar pela porta da cozinha a dizer: Oh;Oh;Oh!!!  E depois distribui as prendas pelas crianças e desaparece…

Eu adoro o Natal, mas acho que a amizade, o amor e a união entre as pessoas e as famílias deveria existir todos os dias.

Letícia (nº15)

 

No Natal a tradição da minha família é comer: batatas, bacalhau, hortaliça e polvo, peru…avelãs, nozes, pinhões e os doces da época.

A tradição de Natal na nossa família é acender a fogueira na Ceia, receber as prendas e depois “mandar” foguetes para festejar o nascimento do Menino Jesus.

Liliana (nº16)

 

No dia de Natal a ementa lá de casa é a tradicional: batatas,

bacalhau e doces, aletria, rabanadas, docinhos do céu e docinhos

 de cenoura.

Em minha casa não se liga muito ás tradições de Natal, mas costumamos

fazer o presépio, enfeitar a casa com luzinhas a piscar. O pinheirinho

com as prendas é enfeitado por mim e pela minha irmã.

Luísa (nº17)

 

Na minha família no Natal enfeitamos o pinheiro, que é artificial. Depois fazemos o presépio com musgo e a cabaninha.

Depois da ceia, com bacalhau, batatas e legumes, conversamos, jogamos e brincamos todos juntos.

Marlene (nº18)

 

Eu e a minha família passamos o Natal na casa dos meus avós. Como eu vim de outro país sou capaz de ter diferentes costumes…

No Natal a minha família come peru e como tenho parte da família angolana, comemos muamba.

Como sobremesa comemos bolo-rei e lá dentro está uma fava, a pessoa que encontra a fava na sua fatia, terá que comprar o bolo no próximo ano. Também comemos nozes.

Eu abro os presentes ás vezes à meia-noite, outras vezes, de manhã. No país de onde vim, o Canadá, os presentes só se abrem à meia-noite.

Natasha (nº19)

 

 

 

Olá !!! Os costumes da minha família são: a partir das 21 horas comemos o bacalhau e as batatas cozidas; no final arruma-se a cozinha e os homens jogam ás cartas; a partir das 23 h come-se amendoins, pudim, etc…

À meia-noite recebemos as prendas e é assim que comemoramos o Natal.

Tiago (nº20)

 

 

 

 

Em minha casa no Natal costuma-se enfeitar o pinheiro artificial com lâmpadas de cores, com fitas vermelhas, amarelas, verdes e cor-de-rosa, com Pais Natal, bolinhas e uma meia.

Nas nossas escadas colocamos mangueiras com luzes coloridas e um Pai Natal a subir as escadas.

Jantamos nos meus avós, com alguns dos meus tios e com os meus padrinhos e é assim que festejamos o Natal.

Vânia (nº21)

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

Trabalho realizado na aula de

Formação Cívica pelo 5º F

Novembro de 2005